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Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado ao curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e
Psicologia Organizacional, da Universidade Metodista de São Paulo-UMESP.
Orientador (a): Prof.ª Ma. Fátima Pighnelli Ázar
Prof.ª
Ma. Sônia Marques
AUTORES
As diferenças entre valores
pessoais e organizacionais em diferentes setores da empresa / Domênica Lucas
Moreira Mendes, Eva da Silva Moreira, Janiela Nunes Torres, Luís Gustavo Brito
Dias, Márcia Brumatti Gomes. 2013. 46 f.
Monografia (Espec. em Gestão
Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional) – Faculdade de Saúde da
Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
Orientação de: Fátima Pighnelli
Azar, Sonia Marques.
1. Valores organizacionais 2.
Gestão de pessoas 3. Recursos humanos I. Moreira, Eva da Silva II. Torres,
Janiela Nunes III. Dias, Luís Gustavo Brito IV. Gomes, Márcia Brumatti V.
Título
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho, em
primeiro lugar a Deus, tão grandioso.
Aos nossos pais, que direta
e indiretamente estiveram e estão sempre ao nosso lado durante todo nosso
percurso de vida. Aos filhos, irmãos, esposos,
namorados e namoradas, amigos e familiares que sempre estão na torcida pelo
nosso melhor.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos aos nossos
professores por todo ensinamento e incentivo.
Aos nossos líderes por toda
compreensão nos momentos de ausência.
Ao nosso amigo Edson Glauco
A. Monteiro, sempre tão prestativo e pronto a nos ajudar quando precisamos.
Ao Sr. Waldir Aparecido
Lixandrão que se prontificou a nos ajudar em nosso trabalho, sendo assim, nossa
fonte de pesquisa.
RESUMO
O objetivo deste estudo foi
investigar se há correspondência entre a percepção dos valores pessoais dos
funcionários e os valores organizacionais e, também, se a semelhança entre
valores pessoais e organizacionais depende da área de atuação do empregado. A
Escala de Valores Organizacionais – EVO – (SIQUEIRA, 2008) foi utilizada como
base para a avaliação dos valores organizacionais divididos em cinco fatores:
Eficácia/Eficiência, Interação no Trabalho, Gestão, Inovação e Respeito ao
Servidor. A aplicação da EVO foi realizada em uma empresa multinacional de
siderurgia e metalurgia localizada em Suzano, São Paulo, envolvendo o total de
20 empregados das áreas: Administrativa, Comercial, Contábil, Financeira,
Fiscal, Logística, Qualidade, Recepção e Segurança do Trabalho. O principal
resultado deste estudo revela que os valores da organização precisam ser
claros, objetivos, bem veiculados e definidos para que sejam compreendidos e
disseminados pelos funcionários, independente do departamento a que pertençam,
para sanar e diminuir divergências, e, assim, obter resultados positivos para a
organização.
Palavras-chave: Valores Organizacionais; Escala de Valores
Organizacionais (EVO); Gestão de Pessoas; Recursos Humanos.
ABSTRACT
The objective of this search was to investigate the correspondence
between personal values perception and organizational values, and also, if the
similarity between them depends on the employees function area. The
Organizational Values Scale [or Escala de Valores Organizacionais - EVO]
(SIQUEIRA, 2008) was used as an evaluation basis to organizational values
compounding of five factors: Effectiveness/Efficiency, Workplace Interaction,
Management, Innovation and Respect to the Employee. The EVO’s application was
made in a multinational steel mill company located in Suzano, São Paulo,
involving 20 employees from Administrative, Sales, Accounting, Fiscal,
Logistics, Quality Assurance and Safety areas. The main result from EVO has
showed that the organizational values must be clear, objective, well-conveyed
and defined to be comprehended and disseminated by the employees, independently
from their department, settling divergences and, therefore, assuring positive
results to the organization.
Keywords: Organizational
Values; Organizational Values Scale (EVO); People Management; Human Resources.
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